2010: Ano do Pulmão

?????????????????????????????????????????????????????????

Órgãos internacionais escolhem 2010 como o ‘ano do pulmão’

Segundo OMS, existem no mundo cerca de 300 milhões de asmáticos.

Sociedades médicas internacionais se organizaram para fazer de 2010 o “ano do pulmão”. O objetivo é difundir informações sobre prevenção e cuidados com a saúde respiratória. No Brasil, a SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia), está à frente da agenda e promoverá diversas atividades, campanhas de educação e serviços para a população durante o ano.

Uma das principais bandeiras levantadas pela SBTP para o ano do pulmão no país será a do combate ao tabagismo, aproveitando a proibição do cigarro em locais fechados e coletivos pelo governo de São Paulo, em 2009, e a possível aprovação em 2010, pelo Senado, de um projeto de lei que eleva a proibição para todo o país. Além disso, os médicos pretendem disseminar a importância de se procurar um pneumologista em caso de qualquer suspeita de distúrbios respiratórios.

As doenças relacionadas a problemas respiratórios representam um grave problema de saúde pública no Brasil, de acordo com a SBPT. No mundo, segundo números da OMS (Organização Mundial da Saúde), existem cerca de 300 milhões de asmáticos, 210 milhões de pessoas com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) e 100 milhões com distúrbio respiratório do sono. Além disso, a cada ano, 8 mil novos casos de tuberculose são registrados no Brasil, um dos países recordistas em casos da doença.

Doenças alérgicas respiratórias, como rinite e asma, também vem aumentando gradativamente. No Brasil, uma média de oito pessoas morre por dia por complicações relacionadas à asma. De acordo com a SBPT, o SUS (Sistema Único de Saúde) atende a mais de 367 mil autorizações de internações hospitalares decorrente de asma a cada ano. es de asma.

A entidade alerta sobre a mortalidade por distúrbios respiratórios, que representam a maior causa de óbitos em crianças menores de um ano e em adultos maiores de 60 anos. O Brasil é o 8º país no mundo em prevalência de asma, sendo que cerca de 20% dos brasileiros têm ou já tiveram algum sinal da doença, segundo a SBPT.

Fonte: R7 Notícia – publicado em 16/01/2010

 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.