Teste Alérgico

O que é ?

O teste alérgico é um exame que informa se o paciente tem ou não alergia.

Como é realizado ?

Teste Cutâneo de Leitura

O médico coloca gotas de solução de alérgenos na face anterior do braço dos pacientes, com suspeita de serem portadores de alergia.

Os alérgenos, são substâncias que quando inaladas provocam crises de rinite (espirro e escorredeira no nariz com coceira intensa e obstrução) e/ou asma.

Com um bastão plástico o médico provoca uma escarificação (leve arranhadura) em cima de cada gota e espera 20 minutos para fazer a leitura do resultado.

Se houver alergia, o local da arranhadura fica inchado e pálido, em torno desse inchaço (pápula) surge uma vermelhidão (eritema). Quanto maior for o inchaço e a vermelhidão mais alérgico é o paciente.

O resultado se faz comparando-se as pápulas e eritemas das gotas dos alérgenos com as de gotas de duas substâncias-teste: a histamina e a solução salina, que são colocadas nos extremos da fileira de gotas dos alérgenos.

A substância-teste histamina forma as maiores e mais intensas pápulas e eritemas e a solução salina não provoca nenhuma reação, pois é como um soro fisiológico.

O maior diâmetro encontrado com relação a histamina corresponde a intensidade de “muito alérgico” e corresponde a 4/++++ (quatro cruzes) de intensidade alérgica.

Imágen_Ácaro_3O que são alérgenos?
São substâncias comuns e inofensivas para o indivíduo não alérgico. Os alérgenos podem ser: ambientais como: fungos, ácaros ( Dermatophagoides pteronissinus, Dermatophagoides farinae e Blomia tropicalis), alimentares (leite de vaca, ovo, soja, trigo, frutos do mar, amendoim), insetos (mosquitos, abelhas, vespas, marimbondos e baratas), pêlos, urina e saliva de cães e gatos, medicamentos (antibióticos, anti-inflamatórios, contrastes radiológicos, hormônios ) e outros.

Quando indicar um Teste Alérgico ?

Quando o paciente tiver história clínica de rinite, asma ou tosse crônica.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.