Dor na lombar é o principal motivo de atestados médicos

Dor-na-lombar

Segundo levantamento feito pela uma empresa de soluções em saúde corporativa, a dor lombar foi, em 2015, o fator que mais afastou os trabalhadores de suas atividades profissionais. É o terceiro ano consecutivo que o problema aparece nessa posição.

No trabalho, que cruzou dados de funcionários de 150 empresas, a encrenca nas costas representou 5% dos atestados médicos entregues no ano passado. Quem alegou o desconforto ficou, em média, dois dias ausente do trabalho. Juntando todo esse tempo, é como se três pessoas ficassem sem trabalhar durante o ano inteiro.
Já a dengue ocupou o quinto lugar no levantamento, desbancando, assim, a dor de cabeça. Entre 2014 e o último ano, a doença subiu nada menos do que 36 posições no ranking, surgindo como uma das principais causas de afastamentos de até 15 dias. Para ter ideia, ela atingiu 2,5% dos colaboradores.

A dor lombar é sentida na parte mais baixa da coluna, próximo à bacia. Em cerca de 95% dos casos, a causa da dor é postural ou decorrente de algum movimento incorreto. Quando se torna crônica, prejudica a qualidade de vida, levando à incapacidade. Em casos de hérnia de disco, é comum ser acompanhada por dor e dormência nas pernas.

Causas: em geral, ocorrem devido ao “mau jeito”, uma distensão no músculo na hora de pegar objetos oucarregar peso, e pelo excesso de tensão. Casos crônicos são causados por sobrecarga frequente (trabalho ou esporte que exijam dessa parte do corpo) ou envelhecimento, que provoca um desgaste natural nos discos.

Diagnóstico: em geral, apenas a conversa com o médico e o exame físico são suficientes para diagnosticar o problema. É comum o médico pedir uma radiografia para descartar fraturas ou avaliar desvios na coluna, como a hiperlordose. Exames de ressonância magnética ou tomografias ajudam em casos complexos ou quando há hérnia de disco, para avaliar a pressão sobre o nervo. Exames de sangue podem ser solicitados se houver suspeita de infecção. O exame de densitometria óssea ajuda a saber se há osteoporose.

Tratamento: na fase de dor aguda, usam-se analgésicos ou anti-inflamatórios. Compressas quentes ou adesivos com medicamento podem ajudar. A fisioterapia é indicada para aprender a se movimentar corretamente e fortalecer os músculos que sustentam a coluna com exercícios próprios. A cirurgia é indicada para a minoria (cerca de 5%) dos casos de hérnia de disco. O médico deve estar atento a: caso a pessoa tenha outros sintomas, como perda de peso inexplicável e dor que não diminui com o repouso, é preciso verificar outras condições: pedras nos rins, espondilite, osteoartrite,fraturas, tumores etc.

Hérnia de disco e dor ciática

O ciático é o nervo mais longo do corpo: inicia na lombar, passa pelos glúteos, pernas e vai até os pés. A hérnia de disco é a causa comum, e ela ocorre quando essa estrutura da coluna (serve de amortecedor entre os ossos), sai do lugar e pressiona o nervo. A maioria dos casos ocorre na região lombar, mais próxima à bacia.

Fonte: MdeMulher | Viva Saúde

Foto: Rodrigo Damati

 

Compartilhar:

4 comentários sobre “Dor na lombar é o principal motivo de atestados médicos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.