Campanha de Vacinação contra a Influenza durante os fins de semana em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza amplia o atendimento nos fins de semana, aparti de sábado (29/04), durante a Campanha de Vacinação contra a Influenza, com a abertura do Posto de Saúde Messejana (Rua Guilherme Alencar, s/n – Messejana). Dessa forma, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza mais uma unidade, além do Posto de Saúde Paulo Marcelo, no Centro, com a abertura da sala de imunização aos sábados e domingos, no horário de 8h30 às 16h30.

O público-alvo da campanha envolve indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores da rede pública e privada, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Participam ainda adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A coordenadora de imunização da SMS, Vanessa Soldatelli, destaca a importância da vacinação entre o público-alvo. “A garantia de proteção ocorre após 15 dias da vacinação, por isso a importância fazê-lo o quanto antes. Os postos de saúde estão ofertando o serviço durante toda a semana”, reforçou Vanessa.

Além do fim de semana, a população tem acesso à imunização contra a influenza de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h30, em todos os 109 postos de saúde da Capital. No dia 13 de maio, a SMS promoverá o dia “D” nacional de mobilização contra a influenza, com a abertura de todas as unidades com sala de imunização no sábado.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando 3 a 5 milhões de casos graves e 250.000 a 500.000 mortes todos os anos, no mundo.

Serviço
Ampliação da oferta de imunização durante os finais de semana 
Data: A partir do dia 29/04
Horário: 8h30 às 16h30
Locais: Posto de Saúde de Messejana – Rua Guilherme Alencar, s/n, Messejana
Posto de Saúde Paulo Marcelo – Rua 25 de março, 607, Centro

Fonte: Preifutura de Fortaleza

 (Foto: GI/Getty Images)

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.