Minha História de Vida – Maria Alice Barros dos Santos Tamburini Porto

Resumo da História da Minha vida
Maria Alice Barros dos Santos Tamburini Porto

Às cinco horas de uma manhã chuvosa do mês de abril do ano de 1923, tido com um bom inverno, na Rua das Flores, hoje Castro e Silva, vim ao mundo sob a responsabilidade do casal: Sr. Vicente Alves dos Santos e Sra.: Alice Barros dos Santos. Graças a Deus duas pessoas de bom carácter responsáveis pelo que faziam. Eram pobres, mas souberam cumprir e enfrentar dignamente a missão de PAI e MÃE.

Tive três irmãos e uma irmã, registrados na seguinte ordem:

1)      Antônio (13/06/1909)
2)      Raimundo (14/09/1911)
3)      Francisco (03/04/1913)
4)      Francisca, carinhosamente, NENEM (15/05/1915). 

Suspeitavam que o período para a possibilidade de gestação da minha mãe, estivesse encerrado.
As amigas começaram a indagar: “não vai ter filhos?” “Não sei respondia a mamãe”. As curiosas sugeriam: “procure adotar uma criança”. Resposta: “Deus me livre, se puserem uma na minha porta, encaminharei para um orfanato”. 

Decorridos meses, a MAMÃE, foi ao médico, este diagnosticou a boa nova: GRAVIDEZ. 

Novamente, as amigas bateram com a língua nos dentes: “e agora, vai entregar?:” 

A mamãe com altivez, respondeu: “é a minha felicidade!”.
Era ainda pequena quando minha MAMÃE revelou-me esses pormenores.  Dai  a minha auto – estima despontou e imediatamente decidi com toda convicção: “tudo farei para proporcionar felicidade para minha MÃE. Graças a Deus cumpri”. 

Aos seis anos, fui estudar no Externato São Luiz, meu avô materno (dos avós, o único que conheci) ia me deixar e buscar, na escola. Findo o primário, fiz admissão para o Liceu do Ceará, onde cursei o ginásio, pré Jurídico. Depois, a Faculdade de Direito do Ceará. Em seguida, comecei a trabalhar: Funcionária publica e Magistério. Passado o tempo, obtive APOSENTADORIA. 

Fui uma criança muito amada, bem recebida pelo irmãos, mais não gozava de boa saúde, a MAMÃE revelava: meu batizado foi às pressas, quase morrendo.

Com os PAIS dedicados, uma super Mãe, me criei. Quando criança sofria de asma, gripava com facilidade, até aparecer a PNEUMONIA. 

Em 1995, o Dr. William recomendou que eu procurasse um médico pneumologista, indiciou três nomes: Dra. Márcia Alcântara, Dr. Marcelo Alcântara. Nesse período melhorei bastante, passei esse período com melhora, tendo passado bom tempo sem ir ao consultório. Mas, em 2006, voltou a faltar de ar. Lembrei-me da Dra. Márcia e, no dia 07/09/2007, procurei o consultório, situado na Rua. Fiuza de Pontes, 533 – Aldeota.

Ao ser atendida, gostei da competência e seriedade, revelou meu DPOC, fiz a avaliação e até hoje, faço minha Reabilitação Pulmonar. Infelizmente, interrompidas pelas secreções de quando vez aparecem.

Quanto à parte amorosa: ao voltar da missa de termino do curso ginasial (1940), ao descer do carro avistei um charmoso rapaz debruçado na varanda da sua residência, nossos vizinhos. Felizmente houve amizade entre nossos familiares e dai o cupido mexeu conosco. O Pai dele acabara de se aposentar, era Juiz de Direito atuando em Sobral, veio com a família para Fortaleza continuar os estudos dos filhos. Após 34 anos de namoro, casamos, aos 26/08/1975, a mamãe completou 91 anos. 

Outra boa invenção da MAMÃE, foi terminar de criar a Eunice, hoje, é meu anjo da guarda!

Atualmente, aos meus 94 anos, amo a vida, cuido dos meus pulmões e faço as atividades do PRPP com assiduidade. Também procuro retribuir o quanto fui e sou feliz ajudando as pessoas do meu bem querer.

Compartilhar:

7 comentários sobre “Minha História de Vida – Maria Alice Barros dos Santos Tamburini Porto

  1. Minha querida prima Maria Alice, como fiquei emocionada em conhecer o seu testemunho de vida e de cuidados com sua saúde. Até porque, também sou asmática e vejo que com bom acompanhamento médico, serenidade, nobreza de alma, espirituosidade e muito amor a vida, podemos ser plenamente responsável por esta vida que Deus nos Deus! Você é exemplar! Parabéns por todos os amores que conquistou e preserva!
    Ângela Avelar Falcão

    1. Como a conheço, essa guerreira maravilhosa e abençoada por Deus. Mulher de fibra, que tenho o prazer de dizer o quanto és especial para mim.

  2. Parabéns tia Maria Alice, inspiração para as mulheres de nossa família e de muitas outras.
    Te conhecer aos 11anos de idade,com certeza me fez uma mulher melhor..
    Acompanhamos o trabalho da Dra. Márcia Alcântara,muito sabia e prudente as intervenções na saúde de nossa tia Maria Alice
    Apesar da distância, estamos em Campo Grande.MS,reconhecemos a grande contribuição do Pulmocenter, na vida de inúmeros pacientes
    Obrigada, por cuidar de nossa Musa Inspiradora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.