29 de Setembro – Dia Mundial do Coração

O Dia Mundial do Coração celebra-se em, 29 de setembro, foi a Federação Mundial do Coração World Heart Federation quem escolheu o dia 29 de setembro para celebrar mundialmente o Dia do Coração, desde o ano 2000. O objetivo é divulgar os perigos das doenças do coração e prevenir possíveis ataques. A doença cardíaca e o acidente vascular cerebral são as principais causas de morte no mundo, com 17,3 milhões de vidas colhidas por ano.

A organização apresenta medidas e sugestões para as pessoas praticaram um estilo de vida saudável. Das iniciativas desenvolvidas para promoção da saúde cardiovascular, a World Heart Federation destaca a necessidade de praticar rituais saudáveis no local de trabalho e em casa. A UNESCO e a Organização Mundial de Saúde também participam na organização deste dia.

Neste dia realizam-se campanhas em todo o mundo para promover hábitos de vida saudáveis entre as pessoas, como caminhadas e corridas pela saúde. Manter o coração saudável equivale a ter uma vida mais longa. Este é o dia perfeito para deixar de fumar, para começar a fazer exercício físico e a alimentar-se melhor, entre outros hábitos saudáveis. A necessidade de manter hábitos saudáveis para carregar de energia o órgão que permite amar, rir e viver tudo até ao máximo.

Pequenas mudanças podem fazer uma diferença poderosa. No Dia Mundial do Coração, compartilhe como você alimenta o coração e inspira milhões de pessoas ao redor do mundo para serem saudáveis.

Doenças do Coração

De acordo com a Organização Mundial da Saúda (OMS), as doenças do coração são as principais causas de morte no Brasil, sendo que as mais comuns são infarto, doença vascular periférica, acidente vascular cerebral (AVC) e morte súbita, podendo ser originadas de má alimentação, falta de exercícios físicos, entre outros fatores. Outras doenças que podem ser fatais estão relacionadas ao surgimento de hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, bem como altos níveis de colesterol no sangue.

Como melhorar a saúde do seu coração

Assim como qualquer órgão do corpo, o coração será saudável se o corpo também for, assim manter hábitos saudáveis com certeza vão trazer benefícios para o coração, porém existem algumas dicas para ajudar a melhorar a saúde do seu coração e evitar ou amenizar as doenças relacionadas a ele.

Prática de Exercícios Físicos: como todos sabemos contribui para o fortalecimento do coração, aumentando a circulação, diminuindo a pressão arterial, e por consequência deixando o coração mais forte e diminuindo o seu esforço para manter a circulação sanguínea.

Alimentação Saudável: quanto mais saudáveis forem os alimentos, farão com que o colesterol e as gorduras diminuam no organismo e não afetem o funcionamento do coração ou das veias que são responsáveis por levar o sangue bombeado pelo coração para o resto do corpo.

Visite seu cardiologista periodicamente, recomenda-se a consulta do cardiologista periodicamente, uma vez que mesmo pessoas que nunca tiveram problemas relacionados a coração podem sofrer de alguma doença, que pode muitas vezes não ser perceptível, como alterações no ritmo do coração, hipertensão arterial e colesterol alto.  


Conheça o PROGRAMA DE REABILITAÇÃO PULMONAR PULMOCENTER (PRPP).

Sabe-se já que os pacientes que aderem ao PRPP melhoram sua capacidade respiratória, sentem menos falta de ar, melhoram as performances das atividades da vida diária, preservam a autonomia para com suas necessidades individuais e coletivas, desenvolvem um relacionamento social mais forte e positivo entre seus pares e RESPIRAM BEM MELHOR.


 

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.