Marcelo Alcantara é superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará – ESP, desde outubro de 2019. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1991), com residência médica (1995) e doutorado em Medicina (Pneumologia) pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (1998). É professor associado de Terapia Intensiva e Pneumologia do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará.
Coordena o Laboratório da Respiração (RespLab) no Centro de Biomedicina da UFC, onde desenvolve pesquisas nas áreas de ventilação mecânica e de análises de imagens do tórax em parceria com o Departamento de Engenharia de Teleinformática da UFC. Coordenou o Centro de Terapia Intensiva do Hospital Monte Klinikum de 2014 a 2017. Possui larga experiência no ensino e treinamento em suporte ventilatório mecânico em cursos regionais, nacionais e internacionais nesta área.
Idealizador do Capacete Elmo, case de inovação, criado em 2020, durante a pandemia de covid-19. O capacete de respiração assistida genuinamente cearense, não-invasivo e mais seguro para profissionais da saúde e pacientes, é fruto de força-tarefa que envolve uma parceria público-privada, surgindo como um novo passo para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica.
É o criador e desenvolvedor do simulador virtual de ventilação mecânica, o programa xlung, voltado especificamente para o ensino do tema a estudantes e profissionais de saúde www.xlung.net. Dr. Marcelo Alcantara é também orientador do Mestrado Profissional em Tecnologia Minimamente Invasiva e Simulação na Área de Saúde do Centro Universitário Unichristus desde 2015. Foi presidente da Sociedade Cearense de Terapia Intensiva (SOCETI) no biênio 2016-2017.
CRM.6702
E-mail: marceloalcantara2@gmail.com