Pimáx e Pemáx

Determinação das Pressões Inspiratórias e Expiratórias Máximas (Pimáx e Pemáx)

O que é?

A mensuração das pressões máximas consiste em um método simples e não-invasivo muito utilizado para avaliar a capacidade de força dos músculos inspiratórios (Pimáx) e músculos expiratórios (Pemáx), sendo uma importante ferramenta na prática clínica da pneumologia e da fisioterapia.

Essas pressões são obtidas através de um aparelho denominado de manovacuômetro. Para avaliar a pemáx, o paciente é orientado a inspirar o máximo volume de ar e em seguida realizar uma expiração a mais forte possível no bocal do aparelho. E, na medida da pimáx, o indivíduo terá que expirar todo o ar e realizar um esforço inspiratório máximo no aparelho.

São realizadas três mensurações de cada pressão máxima, elegendo o melhor valor obtido. O paciente deverá utilizar um clipe nasal para evitar escape ar durante as manobras.

Para que serve?

Essas pressões são indicadas para avaliar a força dos músculos respiratórios em pacientes saudáveis ou com doenças pulmonares e/ou neuromusculares. Serve também para comparar a função dos músculos respiratórios no pré e pós-operatórios, avaliar a tosse e, consequentemente a capacidade de eliminar secreções de vias aéreas (pemáx).

Com a medida da pimáx e pemáx, o fisioterapeuta elabora um treinamento específico dos músculos, melhorando a força muscular, promovendo uma diminuição significativa da sensação de cansaço no repouso e durante a realização de atividades física após treinamento.

REALIZAÇÃO DOS TESTES:

Pemax

Verificação da PIMÁX: indivíduo sentado, com o tronco em um ângulo de 90º graus com as coxas, braços relaxados na lateral do tronco, e com o nariz ocluído por um clipe nasal. O indivíduo realiza expiração até alcançar o volume residual e, então o avaliador, conecta a peça bucal do manovacuômetro na boca do avaliado que realiza um esforço inspiratório máximo.

Verificação da PEMÁX: indivíduo sentado, onde o avaliado realiza inspiração até alcançar a capacidade pulmonar total e, então, conecta-se a peça bucal do manovacuômetro enquanto o indivíduo realiza uma expiração máxima.

Manuvacuometria

Ambas as manobras também podem ser efetuadas com os indivíduos em decúbito dorsal com o tronco ereto, braços e pernas relaxados, os membros superiores estendidos ao longo do tronco e membros inferiores levemente flexionados com um rolo sob os joelhos, e em decúbito lateral direito e esquerdo, sendo posicionado um travesseiro a baixo da cabeça do paciente para manter o pescoço relaxado e sem curvatura anormal, tronco alinhado com a cabeça, braços relaxados, sendo que aquele que permaneceu em contato com o divã deve estar direcionado a frente e o oposto encontrar-se lateralmente ao tronco, já os membros inferiores são posicionados com leve flexão de joelhos e quadris para que haja maior equilíbrio e um travesseiro entre os joelhos para maior conforto ao
avaliado.

São realizadas 3 (três) repetições em cada variável do teste onde as 3 devem ser aceitáveis (sem vazamentos). De cada manobra anota-se o resultado onde no final da avaliação é considerado o maior valor alcançado para a avaliação. O valor da PIMÁX é expresso em cm de água (cmH²O), precedido por um sinal negativo e o valor da PEMÁX da mesma maneira, porém procedido por um sinal positivo.

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.