Vacina Hipossensibilizante

O que é?

Imunoterapia, também chamada de vacina contra alergia, é a aplicação gradualmente crescente de alérgenos específicos a pacientes com elevada concentração de IgE, que é um anti-corpo contra tais alérgenos, ou que tiveram o teste alérgico positivo.

A Imunoterapia reduz a gravidade e freqüência das crises de rinite e asma, é feita durante um longo período de tempo e é o único tratamento natural para asma e rinite. É segura, menos dispendiosa do que os tratamentos medicamentosos e recebeu a recomendação de uso no tratamento dessas doenças pela Organização Mundial de Saúde-OMS.

O que é vacina hipossensibilizante?

É um extrato de antígenos que conhecidamente provoca alergia.

Eles são diluídos em solução salina com concentrações apropriadas para cada paciente, de acordo com o teste alérgico. Então elas são aplicadas em área não dolorosa do braço e são capazes de reverter o estado de alergia. Por exemplo, se o paciente for alérgico à poeira de casa, o extrato que se usará no preparo de sua vacina será o de poeira de casa.

Como qualquer vacina, as vacinas de alérgenos são misturas de proteínas com a finalidade de estabelecer uma resposta imunológica protetiva no paciente receptor.

Os alérgenos não possuem características estruturais em comum que os distingam de outras proteínas, portanto, eles são definidos pela capacidade de provocar reações alérgicas em indivíduos susceptíveis. Entretanto, a maioria dos pacientes são alérgicos (possuem IgE específica) a um número limitado de alérgenos principais (maiores). É comum observar que, quanto maior for o número de pacientes investigados, maior será o número de alérgenos identificados. Dessa forma, qualquer proteína presente na fonte de material alergênico pode agir como um alérgeno.

Um aspecto importante de uma vacina de alérgenos de alta qualidade é a complexidade da sua composição. A padronização é outro ponto crítico e, por razões de segurança, assegurar uma composição e potência reproduzíveis é de fundamental importância.

A imunoterapia com vacinas de alérgenos é o único tratamento causal das alergias mediadas pela IgE. Ela combate a doença, ao contrário dos medicamentos que apenas aliviam os sintomas.

O extrato usado no preparo de vacinas hipossensibilizantes do Pulmocenter são originários de Ifidesa Aristegui – extratos protéicos padronizados, com representação:

Rua: Pedro de Toledo, 980 – Cj. 56; São Paulo – SP – CEP 0439-002

Compartilhar:

2 comentários sobre “Vacina Hipossensibilizante

  1. Bom dia. Quero.ais Informações, bem como, a realização do teste, valor deste e valores da vacina, aplicada por vocês. Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.