Dieta rica reduz risco de câncer de pulmão

A metionina é encontrada nas proteínas, que está presente em alimentos de origem animal, como as carnes. Já a vitamina B6 é encontrada em cereais integrais, leguminosas, batata, banana, entre outros alimentos.

Pessoas com altos níveis de vitamina B6 e de metionina correm menos risco de desenvolver câncer de pulmão do que a média da população – essa redução também é encontrada entre os fumantes. Esse é o resultado de um estudo europeu publicado nesta terça-feira, 15, no Journal of the American Medical Association, nos Estados Unidos.

Após analisar um grupo de quase 400 mil pessoas, os especialistas concluíram que maiores níveis no sangue da vitamina B6 e do aminoácido metionina reduzem à metade o risco de sofrer câncer de pulmão.

A metionina é encontrada nas proteínas, que está presente em alimentos de origem animal, como as carnes. Já a vitamina B6 é encontrada em cereais integrais, leguminosas, batata, banana, entre outros alimentos. No caso dos fumantes, os pesquisadores alertam que não basta consumir mais estes nutrientes para reduzir as possibilidades de sofrer de câncer de pulmão: é preciso também parar de fumar.

Segundo o estudo publicado, “foram observados riscos reduzidos em níveis similares e consistentes em fumantes, ex-fumantes e em pessoas que jamais fumaram, o que indica que os resultados não são uma confusão de fatores (que possam influenciar a conclusão).

O trabalho foi dirigido pelo doutor Paul Brennan, do Centro Internacional de Pesquisas sobre Câncer, sediado na cidade francesa de Lyon. Dos 385.747 homens e mulheres recrutados entre 1992 e 2000 e submetidos a análises de sangue, 899 desenvolveram câncer de pulmão até 2006.

Fonte: O Povo Online – Caderno Saúde – 16/06/2010

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.