Ações da Dra. Márcia Alcântara e parcerias do Pulmocenter

PROAICAA Dra. Márcia Alcântara ex-diretora do Pulmocenter, como sempre entusiasmada com a ideia de se obter o controle da asma em Fortaleza e no Brasil, apresentou no IX Congresso Brasileiro de Asma, em Vitoria, no Espirito Santo, no dia 23 de agosto de 3013, o Tema Livre Programas brasileiros para controle da asma: fatores de êxito e perspectivas futuras, cujo resumo está em anexo e que também foi publicada no Jornal Brasileiro de Pneumologia, suplemento de agosto de 2013.

RESUMO

Objetivo: Inventariar e identificar fatores de êxito dos programas brasileiros para controle da asma. Método: É um estudo descritivo, em que coordenadores de 14 Programas Brasileiros para Controle da Asma (PBCAs) responderam a um questionário estruturado sobre: tempo e estrutura de funcionamento, tipo de assistência médica prestada, meios diagnósticos, assistência educativa, número de pacientes matriculados, internamentos e atendimentos de emergência antes e depois dos PCAs, dificuldades, e fatores de êxito Resultados: Os PBCAs têm entre três a dezesseis anos de funcionamento, com média de 10 (DP: 4). Todos os 14 (100,0%) têm pneumologista, dispõem de espirometria e assistência educativa. De 10.200 pacientes matriculados em quatro PBCAs, 6.725 estavam com asma controlada (65,9%) e 3.475 (34,1%) estavam fora de controle. Dez (80%) dos PCAS tiveram 11.010 internações antes do programa e 3.880 depois, com índice de redução relativa (IRR) de 64,8%. 

Os atendimentos de emergência passaram de 8.076 antes, para 579, depois, com IRR de 93,2% em quatro programas. Todos (100,0%) citaram como fatores de êxito: capacitação em asma de profissionais da Atenção Básica, inclusive gestores; disponibilização contínua da medicação; disponibilização de serviços de referência; envolvimento dos pacientes no programa, formação de rede interinstitucional para atendimento global do paciente; adoção de uma política publica que viabilize a idealização, criação, implantação e desenvolvimento dos PBCAs. Conclusões: Os PBCAs estudados controlam a asma dos pacientes, mas necessitam de uma definição política para o pleno funcionamento.

A Dra. Márcia está coordenando a implantação do Programa de Atenção Integral à Criança e Adulto com Asma de Fortaleza, o PROAICA2013.

Esse Programa visa o controle das crises de asma internações, atendimentos emergenciais e, mortes por pausa da doença.

Sua implantação deverá estar completa até o ano de 2015, assim espera a Dra. Márcia.

É o Pulmocenter, representado por ela, formando uma parceria com a Secretaria de Saúde do Município e Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia agindo no controle da asma dos fortalezenses.

DraMarcia

Dra. Márcia Alcantara Holanda
Médica Pneumologista
Coordenadora da Comissão de Asma da SCPT
pulmocentermar@gmail.com

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.