Qual o tamanho do impacto do diabete para o coração?

O excesso de glicose lesiona os vasos sanguíneos.
O que fazer quando a pressão insiste em não descer? 

diabetes-para-o-coracao

Calcula-se que uma em cada duas mortes entre pessoas com diabete no mundo seja atribuída às doenças cardiovasculares. O problema da sobrecarga de glicose na circulação é que ela gera um processo inflamatório nada favorável aos vasos. A inflamação é um dos requisitos básicos para o surgimento das já citadas placas por trás do entupimento das artérias.

Além disso, a resistência à insulina típica do diabete tipo 2 – quando o hormônio não consegue fazer a glicose ser aproveitada pelas células — atrapalha a dilatação dos vasos, incitando um aumento da pressão. Tudo isso ajuda a entender por que a doença é capaz de danificar as artérias do coração.

Para prevenir desfechos piores, o plano de ação inclui rever os hábitos alimentares, movimentar o corpo e aderir às prescrições do médico. O melhor é que boa parte desses ajustes se reverte não apenas em um melhor domínio sobre os níveis de glicose.

Eles ajudam a contra-atacar outros fatores de risco cardiovascular que andam de mãos dadas com o diabete, caso do excesso de peso e da pressão alta. A sintonia com as orientações do consultório e o empenho para aderir a comportamentos saudáveis compensam para o músculo cardíaco.

Fonte: saúde.abril.com.br

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.