Páscoa

Todos os anos você comemora esta data com a família, mas sabe qual o seu real significado?

Esse ano 2019, comemora-se em 21 a de Abril” E anualmente no primeiro domingo após a primeira lua cheia que ocorre no início da primavera (no Hemisfério Norte) e do outono (no Hemisfério Sul).

Em primeiro lugar, a páscoa é uma comemoração religiosa cristã e é o enceramento da semana santa, também muito lembrada. A semana santa começa na quinta feira onde os católicos realizam a missa da ceia do senhor.

Posteriormente, na sexta-feira é relembrada paixão de cristo, ou seja, o dia em que ele foi crucificado. A sexta-feira santa não é uma celebração como muita gente diz, é mais um lembrar-se do acontecimento com o objetivo de despertar um sentimento cristão mais forte.

De acordo com a história presente na Bíblia, Jesus Cristo foi crucificado na sexta e ressuscitou no domingo, quando apareceu para seus discípulos. Desse modo, posso dizer que o significado da páscoa tem a ver com o renascimento de Cristo. É uma comemoração à vida.

A Páscoa já era comemorada antes do surgimento do Cristianismo. Tratava-se da comemoração do povo judeu por terem sido libertados da escravidão no Egito, que durou aproximadamente 400 anos.

Segundo a Bíblia, supostamente Jesus teria participado de várias celebrações pascais. Quando tinha doze anos de idade foi levado pela primeira vez pelos seus pais, José e Maria, para comemorar a Páscoa, conforme narram algumas das histórias do Novo Testamento da Bíblia.

A mais famosa participação relatada na bíblia foi a “Última Ceia”, onde Jesus e os seus discípulos fizeram a “comunhão do corpo e do sangue”, simbolizados pelo pão e pelo vinho.

Significado de Páscoa judaica

A Páscoa instituída entre os judeus – Pessach – é comemorada pela conquista da liberdade dos hebreus, que viviam como escravos no Egito. 

Essa libertação coincidiu com a Primavera, que ocorria no mês hebraico (nissan) que corresponde mais ou menos aos últimos dias de março e meados de abril.

As comemorações fundiram-se com as tradições religiosas de seu povo. A Páscoa foi ampliada pelo cristianismo com um novo sentido.

Os judeus seguem a tradição descrita no livro do Êxodo: “E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo” (Êxodo 12.14).

Durante as festividades da Pessach Pesach, é feito um jantar especial de comemoração chamado “Sêder de Pessach”, que tem o objetivo de reunir toda a família. O Pessach judeu é comemorado durante sete dias.

O grupo Pulmocenter deseja a todos uma ótima Páscoa!!

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.