Meu querido amigo Sérgio Gomes de Matos

Por: Márcia Alcântara 

Sérgio, O Doutor Sérgio, médico de homens, dotado de uma empatia revelada no reconhecimento da dor do outro, completada pelo altruísmo de amplitude ilimitada, varou sua vida cuidando de muitos e respeitando a todos. 
Atenção aos pacientes e seus familiares era fato notoriamente comprovado. Aos amigos sempre teve atenções redobradas. Vale contar aqui que conheci Sérgio nos meus 38 anos de idade, quando era completamente distante da literatura e outras atividades culturais. Só pensava em medicina e na família. Foi então que recém-chegado ao Hospital de Messejana, ele já um excelente clínico, diagnosticista por natureza, enveredou pelos rumos da pneumologia e me conheceu, logo me adotando como discípula da Clinica Médica e de seu saber literário. Introduziu-me à leitura de clássicos e de romances ditos muito bons. Li Machado de Assis, sob sua égide. 
Assim, me fez tomar gosto por essas duas vertentes do conhecimento, me fazendo ficar viciada naquilo que mais gosto: ler e escrever, além de também continuar diagnosticando e tratando doenças do aparelho respiratório. Ser médico e literato, requer veios de gosto pela humanidade. E o Sergio era humanista.  

Admirar o Sérgio seja no discurso erudito e histórico, seja numa sessão clinica ou numa roda de conversa, ou num grande e profícuo discurso na Academia Cearense de Medicina, fez parte importante de meu viver no âmbito da Medicina e das sociedades médico-literárias. Nunca perdeu o bom humor, quase sempre tendo um fato da vida real ou não, para contar de modo lúdico e muitas vezes hilário, sempre com um cunho cultural de permeio. Para mim, ele estará sempre presente nesses momentos em que se filosofa sobre a vida ou sobre a resenha de algum livro.
Obrigada meu grande e querido amigo Sergio Gomes de Matos. Sergio Gomes. Como eu costumava chamá-lo. 


Siga povoando os céus com seus saberes.

DraMarcia

Dra. Márcia Alcantara Holanda
Médica pneumologista; coordenadora do Pulmocenter; membro da Academia Cearense de Medicina
pulmocentermar@gmail.com

Compartilhar:

11 comentários sobre “Meu querido amigo Sérgio Gomes de Matos

  1. A missa de sétimo dia do meu amigo Sérgio Gomes de Matos será amanhã, terça feira, na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, as 19:00.

  2. Faço minhas suas palavras, Dra. Márcia Alcântara, acerca do Dr. Sérgio Gomes, saudade dele e da sua máquina de datilografia. Que Deus tenha acolhido no céu como ele me acolheu no momento de muita dor…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.